Aconteceu no dia 04 de maio de 2016, no Instituto Estadual de Educação Osvaldo Cruz a primeira edição do Projeto Universidade Itinerante!
O Projeto Universidade Itinerante acontece em parceria com as escolas de ensino médio locais. Através dele, buscou-se a motivação dos alunos a continuidade dos estudos após o término do ensino médio, almejando-se uma profissão e formação cidadã. E principalmente divulgar que a UNIPAMPA é uma universidade federal gratuita, e que todos àqueles que quiserem e que passarem no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), podem ocupar um lugar nos cursos de graduação oferecidos.
Por fim, essa ação de extensão tem a finalidade de complementar a formação acadêmica e profissional dos graduandos dos cursos do Campus Itaqui/UNIPAMPA, fazendo com que os mesmos tenham vivências e experiências que possam mostrar a realidade social, contribuindo para sua futura atuação profissional, cidadã e humanizada.
Nessa perspectiva, o objetivo geral foi realizar a integração entre a universidade e as escolas de ensino médio do município de Itaqui - RS, promovendo a divulgação dos cursos de graduação e dos projetos de ensino, pesquisa e extensão que são desenvolvidos no Campus Itaqui/UNIPAMPA.
O projeto AQuí foi convidado a participar das atividades do Universidade Itinerante, através de um estande para divulgação do trabalho realizado, o que possibilitou uma importante troca de informação entre os acadêmicos. O tema laboratório de química foi tratado através de exposição do material de laboratório e experimentos químicos, que permitiu e incentivou a participação dos visitantes do estande.
Foram desenvolvidos no estande do Projeto as seguintes atividades: transmissão de vídeos de uso de equipamentos em telão; uso da bureta digital, realizando a determinação de acidez em suco de limão por titrimetria de neutralização; preparo de álcool 70°Gl, utilizando o alcoômetro gay-Lussac; exposição do catálogo de vidrarias; observação de insetos e partes de plantas, utilizando microscópio estereoscópico; e formação de emulsão utilizando o agitador vórtex.
Participaram do estande do projeto os alunos Igor Ribeiro, Thomas Escobar e Willian Ferreira, e as técnicas de laboratório Adriane Feijó, Carjone Gonçalves, Fernanda Hellwig.
Confira algumas fotos deste evento.
Mídias relacionadas a notícia.
Imagem.