Equipamentos > Espectrofotômetro

     Equipamentos de laboratório são instrumentos, elétricos ou não, utilizados em análises químicas, utilizados com objetivo de mensurar e/ou identificar um analito ou característica presente em uma amostra, preparar soluções, protejer o laboratorista de riscos presentes no laboratório, entre outras funções. É necessário treinamento prévio e conhecimentos específicos antes de sua utilização. 

        Visando facilitar o acesso dos usuários às informações técnicas sobre o uso correto e seguro destes equipamentos, o projeto AQuí elabora e disponibiliza manuais e video-manuais, no formato passo-a-passo, que descreve e ilustra a forma de uso. 

           Escolha o tipo de equipamento no menu ao lado, e em seguida selecione a marca/modelo que deseja saber mais.

           Mesmo com o manual em mãos, antes de utilizar os equipamentos, consulte o técnico ou docente responsável pelo laboratório!

        Se você possui curiosidade sobre algum equipamento e não encontrou aqui no site, ou ainda, teve dúvidas ao utilizar algum manual, deixe seus comentários na aba contatos. Desta forma você auxilia a deixar o site mais completo! 


GRUPO: Espectrofotômetro


     Espectrofotômetro é um aparelho amplamente utilizado em laboratórios, cuja função é a de medir e comparar a quantidade de luz (energia radiante) absorvida por uma determinada solução. Ou seja, ele é usado para medir (identificar e determinar) a concentração de substâncias, que absorvem energia radiante, em um solvente.





SUB-GRUPO: Espectrofotômetro - BEL photonics – modelo SP 2000 UV


Descrição:

     Um espectrofotômetro possui uma fonte estável de energia radiante (normalmente uma lâmpada incandescente), um seletor de faixa espectral (monocromatizadores como os prismas, que seleciona o comprimento de onda da luz que passa através da solução de teste), um recipiente para colocar a amostra a ser analisada (a amostra deve estar em recipientes apropriados como as cubetas e tubos de ensaio) e, um detector de radiação, que permite uma medida relativa da intensidade da luz.  
     A base da espectrofotometria, portanto é passar um feixe de luz através da amostra e  fazer a medição da intensidade da luz que atinge o detector. O espectrofotômetro compara quantitativamente a fração de luz que passa através de uma solução de referência e uma solução de teste.

Arquivo PDF.

Exibição de arquivos PDF