Equipamentos de laboratório são instrumentos, elétricos ou não, utilizados em análises químicas, utilizados com objetivo de mensurar e/ou identificar um analito ou característica presente em uma amostra, preparar soluções, protejer o laboratorista de riscos presentes no laboratório, entre outras funções. É necessário treinamento prévio e conhecimentos específicos antes de sua utilização.
Visando facilitar o acesso dos usuários às informações técnicas sobre o uso correto e seguro destes equipamentos, o projeto AQuí elabora e disponibiliza manuais e video-manuais, no formato passo-a-passo, que descreve e ilustra a forma de uso.
Escolha o tipo de equipamento no menu ao lado, e em seguida selecione a marca/modelo que deseja saber mais.
Mesmo com o manual em mãos, antes de utilizar os equipamentos, consulte o técnico ou docente responsável pelo laboratório!
Se você possui curiosidade sobre algum equipamento e não encontrou aqui no site, ou ainda, teve dúvidas ao utilizar algum manual, deixe seus comentários na aba contatos. Desta forma você auxilia a deixar o site mais completo!
Os dispositivos de pipetagem são dispositivos para auxiliar a sucção em pipetas. Nunca se deve utilizar a boca para pipetar, porque além do risco de aspiração ou de ingestão, torna fácil a inalação de aerossóis. Utilizar um dos vários tipos de bulbos, pêra ou pipetadores.
Descrição:
É um equipamento composto de 2 botões para controle de fluxo, um bocal para encaixe da pipeta e uma base para carregamento da bateria. Possui bateria com autonomia de até 8 horas de uso. Utilizado para volumes entre 0,5 mL e 100 mL.
Aplicação:
Utensílio acoplado a pipetas para realizar a sucção de líquidos.
EPI's e cuidados de segurança:
Utilizar EPI's conforme requerido pela análise. O uso do pipetador não substitui em momento algum o uso de luvas específicas para o manuseio do produto químico em questão e o uso da capela de exaustão.
Cuidados Gerais:
Não deixar que o líquido entre no pipetador.
Vídeo:
Arquivo PDF.