Vidrarias > Acessórios e metais

   Vidrarias de laboratório são, em sua maioria, instrumentos que visam permitir e facilitar a prática de experimentos.
   São fabricadas principalmente em vidro temperado, mas podem ainda ser confeccionadas em plástico, porcelana ou em metal. Podem possuir medidas precisas como no caso das vidrarias volumétricas, medidas aproximadas, no caso das vidrarias graduadas ou ainda serem apenas auxiliares durante uma análise.


GRUPO: Acessórios e metais


          Utensílios utilizados para auxiliar as análises químicas.





SUB-GRUPO: Piceta


Descrição:
Frasco cilíndrico, geralmente confeccionado em polietileno translúcido. Apresenta boal com rosca e graduação no corpo. A tampa possui tampa com bico curvo, e uma pequena tampa para a estremidade do bico. A tampa apresenta coloração diversa. Pode conter descrição do composto que é destinada a armazenar.

Sinônimo:
Frasco lavador, piscete, pisseta.

Aplicação:
Geralmente utilizado apra armazenar água destilada ou álcool. Utilizada como auxiliar nas análises e lavagem de vidrarias.

Como utilizar:
Pressionar o corpo da piceta. Desta forma o líquido armazenado será dispensado pelo bico acoplado a tampa. O volume de líquido dispensado varia conforme a pressão exercida no frasco. Não é necessário inclinar o frasco para dispensar o líquido. Segure-o sempre na posição vertical.

Variações comuns:
Apresentam variações em relação ao volume armazenado, sendo os mais comuns entre 250 mL e 500 mL. O material de confecção pode variar, conforme o líqudo que se deseja armazenar.

Limpeza:
Proceder limpeza com água e sabão em água corrente, com posterior enxágue em água destilada. SPode ser seco a temperatura ambiente ou em estufa até 50°C

EPI's e cuidados de segurança:
Observe sempre para onde está apontando o a ponta do bico da piceta, pois o líquido será projetado caso houver pressão sobre o corpo do objeto. Nunca aponte a piceta para sua face ou na direção de colegas no laboratório.