Vidrarias > Acessórios e metais

   Vidrarias de laboratório são, em sua maioria, instrumentos que visam permitir e facilitar a prática de experimentos.
   São fabricadas principalmente em vidro temperado, mas podem ainda ser confeccionadas em plástico, porcelana ou em metal. Podem possuir medidas precisas como no caso das vidrarias volumétricas, medidas aproximadas, no caso das vidrarias graduadas ou ainda serem apenas auxiliares durante uma análise.


GRUPO: Acessórios e metais


          Utensílios utilizados para auxiliar as análises químicas.





SUB-GRUPO: Garra para Bureta


Descrição:

      Material confeccionado geralmente em alumínio fundido, ou aço inox. Possui um sistema de pinçamento, com abertura variável, controlada por parafusos reguladores. As pinças (pontas) possuem formado similar a uma mão curvada, ou as garras de caranguejo, podendo ser únicas e mais largas ou compostas por mais de um “dedo”. Geralmente esta ponta possui revestimento emborrachado, siliconado ou com polímeros, com função antiderrapante. O Formato da garra pode variar de acordo com o uso, podendo ser simples ou dupla. A garra com aberturas menores são ideais para sustentação de buretas e outros materiais de diâmetros pequenos. São geralmente acompanhadas de mufa (parte da garra que a fixa na haste universal), podendo esta ser fixa ou giratória.

Sinônimo:
Garra, pinça para bureta, pinça

Aplicação:

      Utilizadas para fixação e sustentação de diversos materiais de laboratório em garras universais ou outra superfície. Geralmente utilizadas para segurar buretas durante análise de titulação.

Como utilizar:

      Abra o parafuso da mufa, de forma que o encaixe na haste universal seja permitido. Após encaixar, acomode na altura requerida e fixe o parafuso. Abra os parafusos laterais da garra, de forma a aumentar a abertura frontal, acomode o material a ser fixado e feche os parafusos, de modo a fechar a garra. Caso a mesma não possua acabamento antiderrapante, pode ser utilizado um pouco de algodão, visando aumentar a aderência. Nunca utilize garras com diâmetro incompatível ao diâmetro do material que se deseja fixar, caso o material seja muito fino, poderá escorregar, e caso seja muito superior a capacidade da garra, a mesma ficará muito aberta, facilitando a queda.

Variações comuns:

      As mãos das garras podem ser curvas, retas ou com uma haste de cada formato. Variam em relação ao formato dos parafusos, ao material de revestimento das ponteiras, e a abertura total.

Limpeza:

      Após o uso com materiais inertes (manuseio de vidrarias) não é necessário a lavagem. Caso ocorra o derramamento de líquidos em sua superfície, realizar a limpeza com água e sabão. Pode ser seca em estufa ou a temperatura ambiente. Não utilizar materiais corrosivos.

EPI's e cuidados de segurança:

      Cuidado ao utilizar o sistema sobre alguma fonte de calor, dependendo da temperatua pode haver uma dilatação do material e a vidraria escorregar.

Cuidados Gerais:

      Embora possua resistência a ataques de ácidos e álcalis, evite submeter o material ao contato com estes. Caso ocorra, proceda a limpeza assim que possível.