Vidrarias > Acessórios e metais

   Vidrarias de laboratório são, em sua maioria, instrumentos que visam permitir e facilitar a prática de experimentos.
   São fabricadas principalmente em vidro temperado, mas podem ainda ser confeccionadas em plástico, porcelana ou em metal. Podem possuir medidas precisas como no caso das vidrarias volumétricas, medidas aproximadas, no caso das vidrarias graduadas ou ainda serem apenas auxiliares durante uma análise.


GRUPO: Acessórios e metais


          Utensílios utilizados para auxiliar as análises químicas.





SUB-GRUPO: Pinça metálica

image-1

click para ampliar


Descrição:

Acessório formado por duas hastes metálicas ou plásticas, ligadas em uma extremidade de forma a realizar o efeito de mola para que com a outra extremidade possa se segurar um objeto, sem o contato direto das mãos. A extremidade livre pode possuir diferentes formados, pequenas garras ou ranhuras visando conferir maior aderência ao objeto.

Aplicação:

Utilizado para segurar materiais que não devem ser manuseados com as mãos, ou ainda que apresentem temperaturas elevadas. Utilizado também para o manuseio de pequenos objetos, conferindo maior destreza ao analista durante a manipulação.

Como utilizar:

Posicione a pinça de forma que possa ser manuseada firmemente com apenas uma das mãos. Segure o material desejado, realizando pressão em ambas barras laterais, realizando o movimento de pinçamento.

Variações comuns:

Varia em relação ao comprimento, ao tipo de ponta da extremidade livre e se possui ranhuras ou não. As mais comuns em laboratórios são a pinça de dissecação anatômica, cuja extremidade é reta, com pequenas ondulações na parte interior, conferindo maior aderência ao material; a pinça clínica, com a ponta curva, e fina, facilitando o manuseio de itens com dimensões muito pequenas; e por fim, a pinça dente de rato, similar à de dissecação anatômica, porém com um “dente” na ponta, que fixa, e por vezes perfura o material.

Limpeza:

Após o uso com materiais inertes (manuseio de vidrarias, papel, e outros) não é necessário a lavagem. Ao manusear amostras, ou outros materiais que possam ficar aderidos na pinça, realizar a limpeza com água e sabão. Pode ser seca em estufa ou a temperatura ambiente. Não utilizar materiais corrosivos.

EPI's e cuidados de segurança:

Utilizar EPI conforme recomendação da análise.