Vidrarias > Acessórios e metais

   Vidrarias de laboratório são, em sua maioria, instrumentos que visam permitir e facilitar a prática de experimentos.
   São fabricadas principalmente em vidro temperado, mas podem ainda ser confeccionadas em plástico, porcelana ou em metal. Podem possuir medidas precisas como no caso das vidrarias volumétricas, medidas aproximadas, no caso das vidrarias graduadas ou ainda serem apenas auxiliares durante uma análise.


GRUPO: Acessórios e metais


          Utensílios utilizados para auxiliar as análises químicas.





SUB-GRUPO: Barra magnética

image-1

click para ampliar


Descrição:

     Estrutura metálica, revestida de teflon, resiste a temperaturas tanto muito altas como muito baixas. Seu tamanho e forma variam de acordo com as características e volumes do líquido a ser agitado e com forma do frasco utilizado na agitação. Constituída de ímãs a base de neodímio, ferro e boro. Revestida em polipropileno e com alta resistência química, suportando temperatura de até 100 °C.

Sinônimo:
Peixinho, agitador magnético, bailarina.

Aplicação:

     Utilizada concomitante a um agitador magnético, para homogeneizar soluções e realizar dissoluções. Amplamente recomendada quando uma solução necessita ser agitada em frasco fechado, sem contato com o meio externo, ou ainda quando a análise requer agitação por períodos prolongados de tempo.

Como utilizar:

       Seu tamanho deve ser compatível com o volume de líquido a ser agitado, e com a potência do agitador.
     Deve se adicionar a barra magnética no centro do béquer e posicionar sobre o agitador magnético. A velocidade deve ser ajustada conforme as instruções do fabricante do agitador magnético, de modo que a solução seja homogeneizada, porém não tão vigorosa que a barra perca o contato com o fundo do recipiente. Barra magnética com anel central reduz a fricção e trepidação, cria turbulências mais acentuadas intencionadas pela rotação em torno do próprio eixo. Ideal para frascos de fundo levemente curvo ou irregular.
     A barra magnética lisa é para aplicações universais, para frascos de fundo chato. Já a barra triangular tem uma superfície angular que cria turbulência elevada mesmo em baixas velocidades, melhor para dissolver sólidos e mistura de sedimentos em baixas rotações.

Variações comuns:

     Barra magnética triangular, barra magnética lisa e barra magnética com anel central. Apresentam diâmetro e comprimento diversos.

Limpeza:

     Proceder limpeza com água e sabão em água corrente, com posterior enxágue em água destilada. Se necessário utilizar soluções de limpeza específicas. Pode ser seco a temperatura ambiente ou em estufa. Existem agitadores muito pequenos, portanto cuidado para não perdê-los durante a lavagem.

EPI's e cuidados de segurança:

      Utilizar EPI conforme recomendação da análise. Sempre verifique a integridade física da vidraria antes do uso.
     Vidrarias com fissuras ou rachaduras devem ser descartadas. Não utilizar agitação vigorosa, pois o choque entre a barra e a vidraria pode acarretar danos. Ao utilizar a barra para agitar solução concomitante com um pHmetro, não deixar a barra chocar-se com o eletrodo, pois poderá quebrá-lo.
      Utilizar o pegador de barra magnética quando terminar a agitação, não imergir a mão na solução.

Cuidados Gerais:

      Cuidado para não esquecer a barra magnética dentro das soluções, ou perdê-las na pia. Ao verter a solução preparada com auxílio de um funil, sempre remover previamente a barra magnética com o pegador de barra magnética, pois a mesma pode ficar presa na haste do funil.