Vidrarias de laboratório são, em sua maioria, instrumentos que visam permitir e facilitar a prática de experimentos.
São fabricadas principalmente em vidro temperado, mas podem ainda ser confeccionadas em plástico, porcelana ou em metal. Podem possuir medidas precisas como no caso das vidrarias volumétricas, medidas aproximadas, no caso das vidrarias graduadas ou ainda serem apenas auxiliares durante uma análise.
Pipetas são vidrarias utilizadas na medição e transferência de pequenas quantidades de líquidos. Podem apresentar maior precisão, no caso das pipetas volumétricas, ou ainda volumes aproximados no caso das pipetas graduadas.
Apresentam marcação que indica a forma de escoamento, que pode ser total ou parcial. O esgotamento total é indicado por uma única linha no todo da pipeta, indicando que a gota que fica retida no final do escoamento gravitacional deve ser removida, pois faz parte da medida executada.
O esgotamento parcial é indicado por duas linhas no topo da pipeta, e indica que a gota que fica retida na ponta da pipeta após o escoamento gravitacional não deve ser utilizada como parte do volume mensurado. Sempre deve ser utilizada acompanhada de um pipetador.
Nunca deve-se pipetar com a boca. Utilizar pipetas íntegras, descartar as pipetas que apresentem pontas quebradas. Utilizar pipetas limpas e secas. Utilizar pipetas com volume total o mais próximo possível do volume a ser medido. Utilizar a pipeta sempre na posição vertical (tanto para aspirar como para desprezar o líquido).
Descrição:
As pêras são utensílios de borracha com um balão na região central e 3 saídas providas de "botões", no interior desses botões há uma esfera que pode ser plástica ou metálica.
A saída superior possui um botão com a letra "A" (pressionado junto com o balão central para esvaziar a pêra), na saída lateral um botão com a letra "E" (pressionado para expelir o líquido) e abaixo do balão central um botão com a letra "S" (pressionado para sugar o líquido).
O balão lateral deve ser pressionado apenas quando utilizada pipeta de esvaziamento total, pois este libera a última gota da ponta da pipeta. A pipeta é encaixada no orifício abaixo do botão "S".
Sinônimo:
Pipetador, pera, pera de sucção, dispenser, dispensador, pipetador por 3 vias.
Aplicação:
Utensílio acoplado a pipetas para realizar a sucção de líquidos.
Como utilizar:
Esvazie a pera apertando o botão indicado com a letra "A" e simultaneamente pressione o balão para que o ar em seu exterior seja expulso.
Encaixe a pipeta na parte inferior da pera, com cuidado para que fique firme para que se possa realizar a sucção, cuidando para não quebrar a pipeta. Posicione a ponta da pipeta no líquido a ser mensurado e pressione o botão "S". O líquido será sugado para o interior da pipeta.
Cuidado, a pressão exercida no botão interfere diretamente na velocidade de sucção. Erga a ponta da pipeta do líquido e ajuste o menisco. Se necessário, pressione o botão "E" para expelir parte do líquido.
Posicione a pipeta no recipiente a receber o líquido e pressione o botão "E" para expelir o líquido. Se a pipeta utilizada for de escoamento total, para expelir a última gota é só apertar o orifício (balão) na extremidade lateral da pera (ao lado do botão "E").
Em caso de o balão central se encher de ar e o procedimento de pipetagem não tenha sido concluído, pressione o balão simultaneamente com o botão "A" para expulsar o ar, e posteriormente continue o procedimento de pipetagem.
Variações comuns:
A coloração varia de acordo com o fabricante. Não há volume mínimo ou máximo.
Limpeza:
Proceda apenas a limpeza externa com um pano umedecido em água.
EPI's e cuidados de segurança:
O uso do pipetador não substitui em momento algum o uso da capela de exaustão e de luvas específicas para o manuseio do produto químico em questão.
Cuidados Gerais:
Ao montar o aparato, verifique se a pera de sucção está bem acoplada. Não aperte forte demais para não quebrar o vidro.
Nunca fazer a sucção com a boca.
Cuidado ao levar a pipeta ao recipiente para onde o líquido será transferido para não bater a ponta da pipeta e quebrá-la. Ao fazer esse caminho, mantenha a pipeta na posição vertical. Assim, evita-se que o líquido entre na pera (pipetador) de sucção. Atentar para o menisco.
Sempre guardar a pera com ar (cheia).
Vídeo: