Vidrarias de laboratório são, em sua maioria, instrumentos que visam permitir e facilitar a prática de experimentos.
São fabricadas principalmente em vidro temperado, mas podem ainda ser confeccionadas em plástico, porcelana ou em metal. Podem possuir medidas precisas como no caso das vidrarias volumétricas, medidas aproximadas, no caso das vidrarias graduadas ou ainda serem apenas auxiliares durante uma análise.
Pipetas são vidrarias utilizadas na medição e transferência de pequenas quantidades de líquidos. Podem apresentar maior precisão, no caso das pipetas volumétricas, ou ainda volumes aproximados no caso das pipetas graduadas.
Apresentam marcação que indica a forma de escoamento, que pode ser total ou parcial. O esgotamento total é indicado por uma única linha no todo da pipeta, indicando que a gota que fica retida no final do escoamento gravitacional deve ser removida, pois faz parte da medida executada.
O esgotamento parcial é indicado por duas linhas no topo da pipeta, e indica que a gota que fica retida na ponta da pipeta após o escoamento gravitacional não deve ser utilizada como parte do volume mensurado. Sempre deve ser utilizada acompanhada de um pipetador.
Nunca deve-se pipetar com a boca. Utilizar pipetas íntegras, descartar as pipetas que apresentem pontas quebradas. Utilizar pipetas limpas e secas. Utilizar pipetas com volume total o mais próximo possível do volume a ser medido. Utilizar a pipeta sempre na posição vertical (tanto para aspirar como para desprezar o líquido).
Descrição:
Confeccionadas em polipropileno, possuem formato de um cone, podem apresentar filtro ou não em seu interior. Apresentam diferentes tamanhos, compatíveis com o volume de líquido a ser pipetado.
Aplicação:
São acopladas aos micropipetadores para realizar sucção de pequenas quantidades de líquidos preestabelecidas.
Como utilizar:
Colocar as ponteiras no suporte para micropipetas. Encaixe o micropipetador no orifício superior da ponteira, e proceda conforme orientações do equipamento.
As ponteiras, assim como a caixa de ponteiras, podem ser autoclavadas.
Variações comuns:
Variam de tamanho e cores.
Apresentam volumes entre 0,5-10 uL, 10-100 uL, 100-1000 uL, para as micropipetas.
Existem ainda as ponteiras para macropietas de volumes fixo de 2000 uL, 5000 uL e 10000 uL.
Limpeza:
São descartáveis. Após o uso, descartar como resíduo sólido contaminado.
Caso seja necessário reutilizar, proceda a limpeza com água e sabão, seguido de três enxágues com água destilada.
EPI's e cuidados de segurança:
Utilizar EPI de acordo com a necessidade da análise.