Vidrarias de laboratório são, em sua maioria, instrumentos que visam permitir e facilitar a prática de experimentos.
São fabricadas principalmente em vidro temperado, mas podem ainda ser confeccionadas em plástico, porcelana ou em metal. Podem possuir medidas precisas como no caso das vidrarias volumétricas, medidas aproximadas, no caso das vidrarias graduadas ou ainda serem apenas auxiliares durante uma análise.
Pipetas são vidrarias utilizadas na medição e transferência de pequenas quantidades de líquidos. Podem apresentar maior precisão, no caso das pipetas volumétricas, ou ainda volumes aproximados no caso das pipetas graduadas.
Apresentam marcação que indica a forma de escoamento, que pode ser total ou parcial. O esgotamento total é indicado por uma única linha no todo da pipeta, indicando que a gota que fica retida no final do escoamento gravitacional deve ser removida, pois faz parte da medida executada.
O esgotamento parcial é indicado por duas linhas no topo da pipeta, e indica que a gota que fica retida na ponta da pipeta após o escoamento gravitacional não deve ser utilizada como parte do volume mensurado. Sempre deve ser utilizada acompanhada de um pipetador.
Nunca deve-se pipetar com a boca. Utilizar pipetas íntegras, descartar as pipetas que apresentem pontas quebradas. Utilizar pipetas limpas e secas. Utilizar pipetas com volume total o mais próximo possível do volume a ser medido. Utilizar a pipeta sempre na posição vertical (tanto para aspirar como para desprezar o líquido).
Descrição:
Disco de polipropileno com diversos furos unido por uma haste a uma base lisa ou com furos. Pode ser de disco fixo ou rotatório. Pode ainda ser composto por um ou dois discos além da base.
Sinônimo:
Secador de Pipetas, Suporte para Pipetas.
Aplicação:
Utilizado para secagem de pipetas.
Como utilizar:
Após a lavagem das pipetas, colocar no suporte, com a parte afunilada da vidraria voltada para cima, para evitar contaminação da ponta da vidraria.
Variações comuns:
Disco simples ou disco duplo, de base maciça ou vazada.
Limpeza:
Realizar apenas a remoção do pó com pano úmido. Se necessário, pode ser lavado com água e sabão em água corrente.
EPI's e cuidados de segurança:
Em suportes giratórios cuidar para manusear concomitantemente ambos discos, se em direções opostas pode-se quebras as pipetas no suporte, ou, se não estiverem bem encaixadas podem ser lançadas para fora do suporte.
Cuidados Gerais:
A ponta da pipeta deve ficar virada para a parte de cima, visando que a parte que não entrará em contato com amostras e reagentes toque na base do suporte, evitando assim contaminação posterior a lavagem, além de que esta posição facilita o escoamento do líquido no interior da pipeta, acelerando o processo de secagem.