Vidrarias > Frascos

   Vidrarias de laboratório são, em sua maioria, instrumentos que visam permitir e facilitar a prática de experimentos.
   São fabricadas principalmente em vidro temperado, mas podem ainda ser confeccionadas em plástico, porcelana ou em metal. Podem possuir medidas precisas como no caso das vidrarias volumétricas, medidas aproximadas, no caso das vidrarias graduadas ou ainda serem apenas auxiliares durante uma análise.


GRUPO: Frascos


          Recipientes destinados ao armazenamento de reagentes e amostras.





SUB-GRUPO: Snap Cap


Descrição:
Frasco de vidro borossilicato, podendo apresentar coloração âmbar ou não. Apresenta formato cilíndrico com diâmetro igual desde a base até o bocal. Possui tampa de plástico flexível, do tipo encaixe único sem rosca, que apresenta boa vedação.

Aplicação:
Utilizado para armazenar amostras e em análise onde o aquecimento por banho maria ou a concentração de amostras é requerido, pois facilita a evaporação do solvente devido ao seu bocal largo.

Como utilizar:
Utilize para armazenamento de amostras e reagentes em geral, atentando sempre para produtos que atacam o vidro. Pode sofrer aquecimento brando e indireto, não deve ser exposto direto a chama. A tampa possui um sistema de fechamento hermético, para fechar basta pressionar. Para abrir, há uma pequena aba para facilitar sua remoção, que deve ser feita puxando a tampa para cima. A tampa não é resistente ao procedimento de esterilização por autoclave.

Variações comuns:
Pode ser translúcido ou apresentar coloração âmbar. As variações de volume mais comuns vão de 20 mL a 300 mL.

Limpeza:
Proceder a limpeza com água e sabão em água corrente, com posterior enxágue em água destilada. Se necessário utilizar soluções de limpeza específicas. Pode ser seco a temperatura ambiente ou em estufa. A tampa se for seca em estufa não deve ultrapassar 60°C.

EPI's e cuidados de segurança:
Utilizar EPI conforme recomendação da análise. Verifique sempre a integridade da vidraria, vidrarias com fissuras e rachaduras devem ser descartadas. Verifique se a vedação entre o frasco e a tampa está boa, evitando vazamento. Nunca utilize mais do que 2/3 da capacidade dos frascos para armazenar reagentes e soluções. Sempre identifique o material armazenado com o nome do material/reagente, nome do responsável pelo preparo/ armazenamento e data do preparo/armazenamento. Antes de armazenar um reagente ou solução, verifique a compatibilidade do composto com o frasco em que será armazenado.