Vidrarias > Dessecadores

   Vidrarias de laboratório são, em sua maioria, instrumentos que visam permitir e facilitar a prática de experimentos.
   São fabricadas principalmente em vidro temperado, mas podem ainda ser confeccionadas em plástico, porcelana ou em metal. Podem possuir medidas precisas como no caso das vidrarias volumétricas, medidas aproximadas, no caso das vidrarias graduadas ou ainda serem apenas auxiliares durante uma análise.


GRUPO: Dessecadores


        Dessecadores são vidrarias utilizadas em laboratórios com a finalidade de produzir uma atmosfera modificada, através da redução de umidade em seu interior.





SUB-GRUPO: Sílica


Descrição:
Reagente químico de fórmula SiO2, com capacidade de adsorver umidade. Esta capacidade de adsorção é possível graças a sua capacidade higroscópica, sendo capaz de adsorver no mínimo 30% do seu peso. A Sílica adsorve umidade em qualquer ambiente, porém ao ser colocada em ambiente hermeticamente fechado, esta capacidade é potencializada devida a restrição do campo de ação. Nessas condições, a água, por diferença de pressão, ao sair da condição de solvente (pois hidrata o sólido em questão) e evaporar, tende a solvatar os cristais de sílica. A sílica para dessecadores é comercializada em diferentes granulometrias e denominada sílica gel. Pode ser branca (coloração natural) ou azul (com adição de Cloreto de Cobalto). A Sílica gel branca não demonstra quando está saturada de água, podendo ser determinado apenas através de análises, já a sílica gel azul, por apresentar o cloreto de cobalto em sua composição é azul-cobalto (azul-escuro) quando desidratadas, e ao ocorrer saturação apresenta coloração rósea. Embora apresente esta vantagem, o cobalto recentemente foi considerado como composto tóxico, por isto seu uso é proibido quando há contato com alimentos, utilizando-se então a sílica gel branca como material adsorvente. Gradativamente está ocorrendo uma substituição do cloreto de cobalto por outros indicadores, já é possível encontrar no mercado sílica laranja e verde, que assim como a sílica gel branca não são tóxicas e podem entrar em contato com alimentos.

Sinônimo:
Dióxido de silício, sílica gel, dessecante.

Aplicação:
Utilizado como material dessecante em dessecadores.

Como utilizar:
As sílicas devem ser ativadas quando removidas do frasco original, para este procedimento, colocar a sílica em béqueres ou cápsulas de porcelana e levar a estufa a 105°C por 1 h. Após este procedimento, deve ser transferida, ainda quente, para o dessecador, com auxílio de luvas com resistência térmica. Ao transferir a sílica, faça de forma lenta e o mais próximo possível da base do dessecador, pois por possuir formato esférico, a sílica tende a quicar no fundo do dessecador, podendo ser projetada para fora. Faça uso de óculos de proteção e máscara contra pós, o pó de sílica apresenta toxicidade. Acomode o suporte de porcelana do dessecador, e em seguida tampe-o, deixando ao orifício da luva aberto, após resfriamento (aproximadamente 40°C) a válvula pode ser fechada. Para acelerar o processo de resfriamento, uma bomba de vácuo pode ser conectada a luva. A sílica gel azul, ou laranja apresentam mudança de coloração quando saturadas pela umidade. A sílica gel azul apresenta coloração azul-cobalto intenso enquanto seca, e passa a coloração rósea quando saturada. A sílica gel laranja passa de laranja intenso quando seca, para âmbar, quando saturada e a Sílica gel Laranja, tingida com violeta de metila, passa de laranja para verde escura quando saturada. A Sílica gel branca não apresenta mudança na coloração, devendo ser seca periodicamente para garantir sua eficácia. Quando a sílica apresentar sinais de saturação pela umidade, a mesma deve ser seca para garantir a manutenção de sua eficiência, esta secagem é feita da mesma forma que a ativação, submetendo a sílica a aquecimento a 105°C por 1 h. Neste processo a sílica retoma a cor original. Cuidado, excesso de tempo e/ou temperatura podem queimar a sílica, neste caso a mesma apresentará coloração âmbar, marrom ou preta, neste caso a sílica deve ser descartada.

Variações comuns:
Variam em relação a cor, podendo ser branca, azul e laranja. Variam também em relação a granulometria, encontradas geralmente ente 0,7 mm e 8 mm de diâmetro.

Limpeza:
A secagem da sílica deve ser realizada sempre que apresentar saturação, submetendo-a a secagem em estufa a 105°C, por 1 h. Caso ocorra derramamento de líquidos não perigosos, o procedimento de secagem pode ser feito da mesma forma, e a sílica, reutilizada. Caso ocorra derramamento de sólidos não perigosos, a separação pode ser feita por peneiramento, ou ainda por hidratação, do sistema, filtração e posterior secagem da sílica. Caso ocorra derramamento de produtos perigosos (sólidos ou líquidos) a sílica deve ser descartada, conforme grau de toxicidade do reagente derramado.

EPI's e cuidados de segurança:
Pós de sílica são tóxicos, portando ao manuseá-la, faça uso de óculos de proteção e máscaras simples (proteção contra pós e poeiras).