Vidrarias de laboratório são, em sua maioria, instrumentos que visam permitir e facilitar a prática de experimentos.
São fabricadas principalmente em vidro temperado, mas podem ainda ser confeccionadas em plástico, porcelana ou em metal. Podem possuir medidas precisas como no caso das vidrarias volumétricas, medidas aproximadas, no caso das vidrarias graduadas ou ainda serem apenas auxiliares durante uma análise.
Dessecadores são vidrarias utilizadas em laboratórios com a finalidade de produzir uma atmosfera modificada, através da redução de umidade em seu interior.
Descrição:
Material confeccionado em porcelana, possui formato de um disco, com perfurações ao longo de sua superfície. Possui espessura média de 5 mm, com um obrigatoriamente polido (parte superior) e a parte inferior pode ser polida ou não. seu diâmetro varia de acordo com o dessecador.
Sinônimo:
Suporte de porcelana, disco de porcelana, apoio de dessecador.
Aplicação:
Utilizado como base para o material armazenado no interior do dessecador, e faz uma barreira física, evitando o contato do material diretamente com a sílica.
Como utilizar:
Apoiar a base de porcelana no interior do dessecador, na parte em que a vidraria apresenta um afunilamento. Ao colocar materiais no dessecador, evitar cobrir completamente os orifícios da placa, visando permitir a troca gasosa no interior do dessecador.
Variações comuns:
Variam no diâmetro, de acordo com o dessecador a ser utilizado, geralmente entre 14 e 29 cm de diâmetro.
Limpeza:
A limpeza pode ser efetuada com álcool 70 °GL. O mesmo pode ser seco em temperatura ambiente ou em estufa até 70°C. Não colocar sílica até que o mesmo esteja completamente seco.
EPI's e cuidados de segurança:
Verificar se a vidraria encontra-se íntegra e sem rachaduras antes do início da análise. Utilizar EPI's e EPC's conforme recomendação da análise realizada.