Vidrarias de laboratório são, em sua maioria, instrumentos que visam permitir e facilitar a prática de experimentos.
São fabricadas principalmente em vidro temperado, mas podem ainda ser confeccionadas em plástico, porcelana ou em metal. Podem possuir medidas precisas como no caso das vidrarias volumétricas, medidas aproximadas, no caso das vidrarias graduadas ou ainda serem apenas auxiliares durante uma análise.
Dessecadores são vidrarias utilizadas em laboratórios com a finalidade de produzir uma atmosfera modificada, através da redução de umidade em seu interior.
Descrição:
O Cloreto de cálcio é um reagente química com fórmula CaCl2, utilizado como dessecante, pois é altamente higroscópico. Seu uso nos dessecadores é restrito, embora sua capacidade de retenção de água seja muito similar a sílica gel (cerca de 30%) apresenta uma grande desvantagem, pois ao contrário da sílica gel, que adsorve água sem alterar-se quimicamente, o cloreto de cálcio dissolve-se na água, não podendo ser recuperado para o mesmo fim.
Sinônimo:
Dessecante
Aplicação:
Reagente químico de variada utilização no laboratório. Além de reagente em análises, é utilizado como material dessecante em dessecadores.
Como utilizar:
Utilizar o cloreto de cálcio na base do dessecador. Conforme ocorre a absorção da água, o pó vai apresentando-se úmido, sendo visível o agrupamento de água na base do dessecador. Quando isto ocorrer, o dessecante deve ser descartado e substituído.
Variações comuns:
Comercializado em diversas embalagens, com diferentes graus de pureza, que vão desde p.a. (pureza analítica) e decaem conforme uso indicado do produto.
Limpeza:
Não se aplica.
EPI's e cuidados de segurança:
Não deve ser injerido. O cloreto de cálcio é corrosivo para metais, e apresenta reação exotérmica quando hidratado.