AQuí... Ali... a Química em Todo Lugar... > Compostos inorgânicos

Você já reparou como a química está presente em tudo que no  nosso dia-a-dia? 

Alimentos... medicamentos... combustível... vestuário... mobiliário.... a química está em todo lugar!

Pensando nisto, o Projeto AQuí traz pequenos textos com informações sobre a descoberta, aplicações, e curiosidades sobre elementos e moléculas químicas. Escolha seu tema no menu  ao lado e boa leitura!


GRUPO: Compostos inorgânicos


      Compostos inorgânicos são todas as substâncias formadas por átomos ou moléculas de pelo menos dois elementos diferentes, e que não contenha em sua estrutura átomos de carbono formando cadeias e ligados ao hidrogênio. Em algumas situações o carbono pode aparecer na estrutura do composto, mas devido a forma como está ligado, é considerado inorgânico, como é o caso de CO2 e Na2CO3.





SUB-GRUPO: Mercúrio


Descrição:

      É um metal prateado que na temperatura normal é líquido e inodoro. Não é um bom condutor de calor comparado com outros metais, entretanto é um bom condutor de eletricidade. Estabelece liga metálica facilmente com muitos outros metais como o ouro ou a prata produzindo amálgamas. É insolúvel em água e solúvel em ácido nítrico. Quando a temperatura é aumentada transforma-se em vapores tóxicos e corrosivos mais densos que o ar. É um produto perigoso quando inalado, ingerido ou em contato, causando irritação na pele, olhos e vias respiratórias. É compatível com o ácido nítrico concentrado, acetileno, amoníaco, cloro e com outros ametais.
      O mercúrio, está presente em diversas formas (Hg metálico, orgânico, inorgânico) e pode encontrar-se em três estados de oxidação (0, +1, +2), em geral facilmente interconversíveis na natureza. Tanto os humanos, como os animais estão expostos a todas as formas através do ambiente.

Arquivo PDF.

Exibição de arquivos PDF